Tratamento para transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
O transtorno obsessivo compulsivo é um problema de ordem psiquiátrica caracterizado pela ocorrência de obsessões e compulsões. Trata-se de uma doença grave e que pode prejudicar o desempenho do indivíduo em diversas esferas de sua vida.
As obsessões podem ser definidas como imagens e pensamentos que a pessoa não deseja e as compulsões como ações realizadas repetidamente, com o objetivo de diminuir a ansiedade e o sofrimento ocasionados pela ocorrência das obsessões.
Os fatores que causam a doença ainda não foram totalmente esclarecidos. Acredita-se que histórico familiar e alterações neuroquímicas estejam entre eles. Quer saber mais sobre o TOC? Continue com a gente!
TOC: categorias e estatísticas
O TOC pode ser dividido em duas categorias:
- Subclínica – as obsessões e rituais ocorrem com frequência, porém não interferem na vida do indivíduo.
- TOC propriamente dito – quando as obsessões perduram até que a compulsão seja exercida, o que alivia a ansiedade da pessoa.
No Brasil, 1 em cada 50 pessoas sofre com o transtorno obsessivo compulsivo, ou seja, é um problema bastante comum em nosso país e que precisa ser tratado.
Quais são os sintomas do TOC?
Os sintomas apresentados podem ser diferentes de acordo com cada indivíduo e caso, porém todos eles geralmente são caracterizados por obsessões e/ou compulsões. As obsessões que comumente ocorrem são:
- Receio exacerbado de se contaminar com algo;
- Preocupação exagerada com a limpeza, a organização ou a simetria;
- Necessidade de averiguar o que já foi feito;
- Pensamentos proibidos sobre sexo e religião;
- Pensamentos agressivos direcionados a si mesmo ou a outras pessoas.
As compulsões são respostas às obsessões e consistem em comportamentos que podem ser observados ou pensamentos repetitivos. Entre elas estão:
- Lavar as mãos com uma frequência não comum;
- Limpar e organizar diversas vezes o mesmo lugar;
- Averiguar janelas, luzes, gás, portas, entre outros, diversas vezes;
- Contar, rezar ou repetir as palavras em silêncio.
Como funciona o tratamento?
Existem muitas pessoas que sofrem com o TOC e não buscam orientação e ajuda especializada. Contudo, é fundamental que todo e qualquer indivíduo que apresente esse transtorno busque ajuda médica. A saúde mental de alguém é tão importante quanto a física, por isso é importante se atentar a ela para ter uma ótima qualidade de vida. O tratamento do TOC pode ocorrer através de:
- Medicamentos: eles servem para controlar os índices de serotonina, que é um hormônio responsável por gerar prazer e satisfação.
- Terapia comportamental: esta é uma atividade que se adapta conforme as necessidades do paciente. Tem o seu enfoque principal nos sintomas causados pelo TOC e seu objetivo é mudar o comportamento da pessoa, evitando o sentimento de insegurança ao largar as manias.
O Transtorno Obsessivo Compulsivo é algo que interfere diretamente no bem-estar do indivíduo. É importante procurar uma clínica especializada para iniciar o tratamento o quanto antes. A Recovery House será sua parceira nesse processo: temos profissionais especializados para melhor lhe atender. Entre em contato conosco.