Tratamento para distúrbios provocados por ansiedade ou estresse
O estresse não é algo negativo. Na verdade, ele é importante como forma de nos proteger e nos impulsionar a sair de situações perigosas, sendo um mecanismo biológico.
O maior problema é que este mecanismo existe para o organismo usar em situações específicas e não todo o tempo. Portanto, o que torna as pessoas doentes é o constante estresse que elas têm vivenciado em função do seu trabalho ou dos problemas pessoais pelos quais passam.
Com a ansiedade acontece algo similar. Frequentemente ficamos ansiosos em função de algum acontecimento, como uma entrevista de emprego, a realização de uma prova, a espera por uma notícia, etc. Mas quando esta reação de ansiedade se torna intensa e constante, é o caso de avaliarmos a existência de problemas que estejam afetando a saúde mental.
Quer conhecer mais sobre como detectar estresse e ansiedade acima do limite e tratá-los? Continue lendo!
Sintomas de estresse
É importante que você saiba que o estresse se manifesta nas suas emoções e comportamentos, bem como em sua saúde física. Conheça agora alguns sintomas físicos de que ele pode estar em demasia:
- Alergias e problemas na pele.
- Dores crônicas.
- Falta de sono.
- Cansaço frequente.
- Constipação.
- Queda de cabelo.
- Tensão muscular.
- E muitos outros.
Fora de contexto, esses sinais podem parecer vagos, mas a verdade é que o estresse tende a fazer com que um ou mais desses problemas se torne cada vez mais frequente; daí a importância de procurar um médico especialista.
Sintomas de ansiedade
Quando alguém tem transtorno de ansiedade, a pessoa apresenta os mesmos sinais de quando está normalmente ansiosa, mas isso aumenta muito em intensidade. Veja a seguir os principais sintomas:
- Inquietação constante.
- Percepção de perigo em tudo o que se faz ou vê.
- Medos que não se justificam.
- Preocupação em excesso.
- Alterações no sono.
- E muito mais.
Muitos dos sinais físicos do estresse podem estar presentes, em especial aqueles que envolvem os problemas no aparelho digestivo, o qual é frequentemente afetado pelos transtornos de ordem psicológica.
Como tratar a depressão e estresse?
É preciso ir ao médico para investigar os sintomas físicos. Uma vez tratados, pode ser que não sumam, pois sua origem é psicológica. Neste caso, deve-se tratar a raiz do problema, buscando um psicólogo ou psiquiatra.
O especialista fará uma avaliação personalizada do seu caso. Há situações em que ambos os profissionais são necessários, ou seja, vai-se ao psiquiatra para que ele prescreva medicação e ao psicólogo a fim de realizar terapia. Mas existem circunstâncias em que ir a apenas um deles é suficiente.
A realização de atividade física e a adoção de uma alimentação saudável são indicadas, assim como a prática de meditação. A Recovery House dispõe de profissionais qualificados que podem ajudar você com o diagnóstico e o tratamento. Venha conversar conosco!