(11) 93500-1000
Transtorno de Personalidade Borderline: sintomas e como identificá-lo

Transtorno de Personalidade Borderline: sintomas e como identificá-lo


Todo indivíduo possui padrões sobre como pensar e agir, ou seja, traços característicos de comportamento que se manifestam na forma como ele trata as pessoas. A essas características singulares, damos o nome de personalidade.

Muitos possuem uma personalidade que os leva a sofrer, sentir angústia e a ter dificuldades de se relacionar com outros. Isso pode se configurar como um transtorno de personalidade.

São vários os tipos de transtorno e entre eles está o Borderline. Essa palavra, traduzida do inglês para o português, significa “fronteira” ou “limite”. Pesquisas constatam que entre 1,5% e 3% da população mundial tem TPB. Os dados mostram equilíbrio na quantidade de homens e mulheres com o problema, porém a maior parte dos que buscam tratamento são do sexo feminino.

Quer conhecer mais sobre o Transtorno de Personalidade Borderline? Siga lendo este post!

 

Quais são as causas do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)?

Ainda é difícil para os especialistas definir quando esse transtorno tem início, pois ele surge conforme o indivíduo desenvolve a sua personalidade, porém os sintomas costumam ficar mais aparentes no começo da adolescência e início da idade adulta. Existe a possibilidade de o problema regredir como passar dos anos.

Os fatores que causam o TPB são diversos e podem envolver predisposição genética, o ambiente em que o indivíduo está inserido e eventos estressores na infância. É comum pessoas com o transtorno terem passado por eventos traumáticos, abusos físicos e sexuais e negligência de pais e/ou cuidadores.

 

Quais são os sintomas do TPB?

Confira a seguir alguns dos sintomas que caracterizam o TPB:

 

  • Medo de ser abandonado: quando alguém que possui esse transtorno sente que está sendo ou que pode ser abandonado, entra em pânico ou fica com bastante raiva;

 

  • Instabilidade e intensidade nos relacionamentos: o indivíduo alterna entre a idealização e a desvalorização. Isso quer dizer que pessoas com TPB mudam sua visão sobre os outros rapidamente, afetando assim os relacionamentos.

 

  • Dificuldade no controle da raiva: o indivíduo com Transtorno de Personalidade Borderline é, muitas vezes, inconveniente e irritadiço. Pode expressar a raiva verbal ou fisicamente e a direciona na maioria das vezes às pessoas mais próximas;

 

  • Crises de identidade: essa perturbação faz com que o indivíduo com TPB mude bruscamente a imagem que tem de si mesmo e de sua identidade. Isso acaba levando a constantes mudanças na vida profissional, crenças, ideias e valores.

 

  • Instabilidade no humor: são oscilações que geralmente duram pouco. Assim, elas afetam o relacionamento da pessoa com todos à sua volta.

 

  • Impulsividade: pode ser manifestada em diversos aspectos da vida do indivíduo e geralmente é acompanhada por comportamentos autodestrutivos.

 

Para fazer o diagnóstico, é necessário a consulta com um especialista em bem-estar emocional, como o psicólogo ou psiquiatra. A Recovery House dispõe das melhores instalações e profissionais prontos para lhe atender. Procure uma de nossas unidades!

Blog