Sintomas do Transtorno Bipolar e como identificá-los
Quando se fala em transtorno bipolar, muitas pessoas automaticamente o ligam a oscilações de humor, o que está correto. Porém é importante frisar que mudanças de humor todas as pessoas têm, mas, no caso deste problema específico o tratamento é extremamente necessário.
Pesquisas evidenciam que 4% da população da faixa etária adulta no mundo é acometida por esse transtorno. No Brasil, o número de pessoas que sofrem com o problema chega a 6 milhões.
Quer entender um pouco mais sobre este transtorno? Não deixe de ler este post!
O que é o transtorno bipolar?
Ele pode ser definido como uma grave alteração na mente. O humor do indivíduo oscila bastante e ele pode apresentar depressão, tristeza, euforia, manias e hipomanias.
Geralmente o transtorno bipolar se manifesta em pessoas que possuem predisposição a ele ou sofreram com algum fator externo no período que envolve o fim da adolescência e o começo da idade adulta.
A intensidade do quadro pode ser leve, moderada ou grave. Trata-se de um problema que não tem cura, porém o paciente, com o tratamento adequado, pode controlar as oscilações de humor.
O que causa o Transtorno Bipolar?
As causas ainda estão sendo estudadas, mas acredita-se que fatores genéticos, alterações em algumas áreas que compõem o cérebro, mudança nos níveis de alguns neurotransmissores, violência sexual e outras experiências traumáticas, bem como fatores ambientais, desequilíbrio nos hormônios e alterações na fisiologia do cérebro estejam entre eles.
Quais são os sintomas?
Os sintomas apresentados em quem possui esse transtorno variam conforme o estado de humor que o indivíduo está vivendo. Podem ser de ordem maníaca, depressiva ou ambos. Nos episódios maníacos, os mais comuns são:
- Ausência de concentração;
- Fala acelerada;
- Insônia;
- Desejo sexual elevado;
- Agressividade;
- Atitudes incomuns;
- Propensão ao uso de drogas;
- Comportamento agitado, eufórico e irritadiço.
Nos episódios depressivos, são comuns:
- Mau-humor, sentimento de tristeza, ansiedade e pessimismo;
- Falta de interesse por coisas que eram agradáveis;
- Dificuldade de concentração;
- Dor crônica;
- Sono em excesso ou insônia;
- Pensamentos suicidas e de morte.
Além desses existem alguns outros sintomas. Eles podem se manifestar e permanecer por um período que pode durar semanas, meses e até anos, mas também podem se alternar rapidamente.
Como funciona o tratamento?
O Transtorno Bipolar não tem cura, mas pode ser controlado por meio do tratamento. Entre os métodos mais utilizados para isso estão:
- Uso de remédios
Os remédios devem ser prescritos por um psiquiatra. Os mais comumente receitados são estabilizadores de humor, antipsicóticos, antidepressivos e ansiolíticos.
- Psicoterapia
A psicoterapia é fundamental para o sucesso do tratamento da bipolaridade. Ela pode ser realizada junto com a família ou com grupos, sendo orientada por um psicólogo.
- Fototerapia
A fototerapia usa diversas luzes coloridas com o objetivo de influenciar o humor do indivíduo.
Exercícios regulares, caminhadas, pilates, leitura, pintura e outras atividades, podem auxiliar no tratamento desse transtorno, porém elas não substituem o tratamento médico.
O Transtorno Bipolar é uma doença psicológica que interfere na vida do indivíduo e causa impactos negativos em diversas áreas. A Recovery House será a sua aliada em todo o processo de recuperação. Procure uma de nossas clínicas!