Síndrome do Esgotamento Emocional em tempos de quarentena: como se cuidar?
O medo, a pressão e o isolamento causados pela pandemia do novo coronavírus têm ocasionado diversos problemas psicológicos nas pessoas. Entre eles está a Síndrome do Esgotamento Emocional, algo que atinge milhões de brasileiros.
É preciso se atentar aos sinais desse problema, pois a sobrecarga de trabalho, situações de estresse, medo e insegurança são fatores que levam ao seu desenvolvimento.
Para saber mais sobre a Síndrome do Esgotamento Emocional, como evitá-la e o seu tratamento, continue com a gente até o fim deste artigo.
O que é a Síndrome do Esgotamento Emocional?
Trata-se de uma condição neurológica também conhecida como Síndrome de Burnout, que causa um estado de exaustão duradouro e intenso.
O esgotamento emocional geralmente é ocasionado por uma sobrecarga das atividades desenvolvidas na vida profissional. Para ilustrar melhor o que acontece nessa situação, é como se a “bateria” da pessoa tivesse descarregado, de forma que ela passa a se sentir sem reservas de energia.
No entanto, não é somente o trabalho que pode ocasionar essa síndrome. Outros fatores podem levar ao seu desenvolvimento, pois as situações estressantes podem ter origem em diversas áreas da vida e muitas delas se ampliaram nesta quarentena.
Dessa maneira, situações de estresse como o isolamento social, o fim de um relacionamento, a perda de um emprego, doenças prolongadas em familiares, excesso de dívidas, preparação para provas e vários outros cenários podem ser gatilhos para o esgotamento emocional.
Como evitar a Síndrome do Esgotamento Emocional?
Seguir esses passos pode fazer com que você evite se sobrecarregar e não corra o risco de adquirir essa síndrome:
- Ouça a si mesmo: ignorar seu cansaço, seja ele físico ou emocional, pode ser uma das causas iniciais para que problemas mais graves apareçam no futuro.
- Não se culpe: o sentimento de culpa geralmente causa a autopunição, mesmo que de forma inconsciente. Por isso, se algo não saiu como o esperado, tente melhorar da próxima vez, mas não se prenda ao que não pode ser mudado.
- Faça exercícios físicos: comprovadamente a prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios, tanto para a saúde do corpo quanto para a da mente.
- Comemore suas vitórias: muitas vezes, ficamos tão atribulados em nosso cotidiano que não percebemos que constantemente alcançamos pequenas vitórias. Tente focar nessas conquistas e não no que deu errado.
- Não negligencie seu sono: uma noite de sono perdida dificilmente é recuperada, além de trazer muitos prejuízos para o funcionamento do cérebro.
- Não abra mão do descanso e do lazer: ter momentos de descanso e de lazer são essenciais para que possamos recarregar nossas energias e voltemos com disposição ao trabalho.
Como tratar a Síndrome do Esgotamento Emocional?
Todos ficamos cansados em alguns momentos devido ao trabalho, aos estudos e demais afazeres do dia a dia. Isso é algo comum ao ser humano.
No entanto, se esse cansaço, seja ele físico ou emocional, é persistente de forma que o sono e o descanso não são suficientes para repará-lo, se não há energia suficiente para as atividades cotidianas, este pode ser um sinal de que é hora de procurar ajuda.
Se você estiver nessa situação, a Recovery House pode te ajudar! Temos excelentes profissionais que estão prontos para lhe atender. Venha conhecer nossas instalações!