(11) 93500-1000
Qual o melhor tratamento para a esquizofrenia e onde encontrar uma clínica?

Qual o melhor tratamento para a esquizofrenia e onde encontrar uma clínica?


Por muitos séculos, qualquer pessoa que apresentasse sintomas de alterações no funcionamento típico das atividades cerebrais era simplesmente considerada louca. No entanto, mais recentemente, buscou-se classificar e distinguir os variados distúrbios que podem atingir a mente humana e entre eles está a esquizofrenia.

Dessa maneira, a fim de designar um nome para esse transtorno, que também é conhecido como distúrbio da mente dividida, os cientistas usaram dois termos gregos, “esquizo”, que significa dividir e “frenia”, que remete à mente.

Para saber mais sobre a esquizofrenia, continue lendo até o fim.

 

O que é esquizofrenia?

Esquizofrenia é um distúrbio psiquiátrico que modifica o funcionamento típico do cérebro e atinge cerca de 1% da população mundial e em torno de 2 milhões de brasileiros. Seus sintomas costumam aparecer ainda na adolescência ou no início da vida adulta.

Essa doença é marcada pelo fato de o paciente acometido sofrer com alucinações e delírios, criando assim uma outra realidade em sua mente, o que muda sua percepção em relação ao mundo real.

As causas exatas que levam à esquizofrenia ainda não foram descobertas, no entanto, sabe-se que alguns fatores combinados podem desencadeá-la, como questões genéticas, ambientais e mentais.

Entre esses fatores podemos citar a hereditariedade, pois familiares de esquizofrênicos têm mais chances de apresentarem a doença. Problemas no parto ou durante a gravidez podem causar algum prejuízo para o desenvolvimento do sistema nervoso central. Além desses, o consumo de algumas drogas também pode desencadear a esquizofrenia.

 

Quais os sintomas da esquizofrenia?

Os sintomas da esquizofrenia são variados e se apresentam de acordo com as características do paciente e com o tipo da doença que ele desenvolveu. Eles são classificados em três categorias que são: sintomas positivos, sintomas negativos e sintomas cognitivos.

Entre esses sintomas os principais são:

 

  • Delírios;
  • Alucinações;
  • Pensamentos desordenados;
  • Alterações motoras;
  • Dificuldade de concentração e atenção;
  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Audição de vozes ou alterações nos outros sentidos;
  • Alterações da afetividade.

 

Dessa maneira, se você sente algum desses sintomas ou conhece alguém nessas condições, procure um psiquiatra. Este profissional fará o devido diagnóstico e prescreverá os melhores tratamentos.

 

Qual o melhor tratamento e onde encontrar uma clínica para esquizofrenia?

Ainda não existe uma cura para a esquizofrenia, no entanto, ela pode ser controlada por meio do uso de medicamentos, como por exemplo Risperidona, Quetiapina ou Clozapina, os quais devem ser prescritos por um médico psiquiatra.

Além do uso desses remédios, a psicoterapia e, em alguns casos, a hospitalização, também podem ser medidas adotadas no tratamento da doença.

Deve-se frisar que o quanto antes o tratamento for iniciado, maiores são as chances para o sucesso das medidas adotadas, fazendo com que o paciente possa voltar a desempenhar de forma satisfatória suas atividades cotidianas. Por isso não demore a procurar ajuda.

Se você precisa de auxílio em relação a essa doença, saiba que a Recovery House dispõe de profissionais qualificados, com vários anos de experiência no tratamento de doenças psiquiátricas e que estão prontos a lhe atender. Entre em contato conosco! Ficaremos felizes em te ajudar!

Blog