(11) 93500-1000
Fobias: Quais são os tipos, quem sofre e melhor tratamento?

Fobias: Quais são os tipos, quem sofre e melhor tratamento?


Os seres humanos desenvolveram o instinto do medo ao longo de sua evolução e ele é um instrumento de defesa que faz com que ocorram mudanças em nosso organismo para que possamos reagir e sair de situações perigosas de maneira mais eficaz.

No entanto, quando o medo extrapola os limites do que é considerado normal, pode ser que estejamos diante de um caso de fobia, um distúrbio que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Continue a leitura para saber mais sobre fobias, seus principais tipos e o seu tratamento.

 

O que é fobia?

Fobia é uma espécie de distúrbio psicológico que causa um forte medo ou uma repulsa desmedida a algum objeto, animal ou certa situação. A pessoa nessas circunstâncias tende a perder o controle da situação, agindo de forma impulsiva ou ficando paralisada pelo medo.

Esse temor passa a ser problemático quando as causas que lhe dão origem na realidade não oferecem o perigo que o fóbico vê. Isto é, trata-se de um risco existente apenas em sua mente.

É importante fazer a distinção entre o medo e a fobia:  o medo é um mecanismo de defesa natural do ser humano, que está associado ao instinto de sobrevivência e faz com que tenhamos uma repulsa por animais peçonhentos, por exemplo.

A fobia, por sua vez, é um temor irracional, mais intenso e duradouro, que nos paralisa e faz com que esse medo prevaleça sobre nossa racionalidade, causando prejuízos. Os sintomas deste distúrbio variam, mas os mais comuns são:

 

  • Ansiedade;
  • Suor;
  • Taquicardia;
  • Pânico descontrolado;
  • Dor de barriga;
  • Dificuldade de respirar;
  • Dificuldade de se concentrar;
  • Impulsividade;

 

Dessa maneira, a pessoa que sofre de alguma fobia pode ter prejuízos em variados aspectos da sua vida por fugir de circunstâncias das quais tem pavor e, ainda assim, ao se deparar com elas age sob influência das emoções circunstanciais.

 

Quais os principais tipos de fobia?

A agitação e o estresse do dia a dia têm causado transtornos psicológicos em um grande número de pessoas, entre eles estão as fobias. Um problema que inicialmente pode parecer inofensivo é capaz muitas vezes de evoluir e causar grandes transtornos para o sujeito.

Por isso é importante não minimizar seus sofrimentos ou o dos outros e sempre que achar necessário procurar a ajuda de um especialista.

Existem inúmeras possibilidades para o desenvolvimento de fobias. Em razão disso, nem todas estão classificadas e registradas, mas algumas delas são mais recorrentes e estão devidamente documentadas. Veja as principais:

 

  • Acrofobia: é o medo de altura. Em alguns casos, apenas a possibilidade de visitar lugares altos faz com que as pessoas apresentem os sinais físicos da fobia.
  • Claustrofobia: uma das fobias mais conhecidas, é o medo de lugares fechados, confinados ou com pouca circulação de ar, como em ambientes lotados, salas fechadas ou elevadores.
  • Agorafobia: é o medo de estar em lugares em que, caso ocorra algum problema, não haverá uma saída fácil. Por mais que alguma situação perigosa tenha chances mínimas de acontecer, o agorafóbico tem certeza de que ocorrerá alguma tragédia.
  • Zoofobia: medo irracional de animais.

 

Tratamento para fobia

A fobia deve ser diagnosticada por um profissional especializado que irá prescrever o melhor tratamento para cada caso em específico.

Em geral, o acompanhamento com um psicólogo irá amenizar a maioria das situações, mas, quando necessário, também podem ser prescritos medicamentos para o auxílio na recuperação do paciente.

A Recovery House tem profissionais qualificados que podem te auxiliar no controle ou cura desse e de outros distúrbios. Entre em contato conosco!

Blog