Dificuldade de aprendizagem: principais distúrbios, causas e tratamentos
A dificuldade de aprendizagem é um problema que muitas vezes demora a ser corretamente identificado, apesar de afetar até 25% das crianças que concluem o ensino fundamental.
Isso acontece porque ela pode surgir em determinado indivíduo devido a diversos fatores, sejam eles biológicos ou culturais, mas é importante explicitar que não é sinônimo de pouca inteligência ou desmotivação.
As principais áreas em que essas dificuldades se manifestam são a leitura, a escrita, as operações matemáticas e o raciocínio.
Transtornos de desenvolvimento neurológico também interferem bastante na capacidade de aprendizagem de alguém. É fato que, em algum momento da vida, a criança terá alguma dificuldade em aprender determinada matéria ou conceito, porém, se esta capacidade estiver comprometida constantemente, é um indicativo de que essa pessoa pode possuir um distúrbio de aprendizagem.
Quer saber mais sobre o assunto? Siga lendo este post!
Distúrbios de aprendizagem: o que são e quais os principais?
Os distúrbios de aprendizagem são problemas relacionados à esfera educativa que decorrem de uma disfunção neurológica, mas para os quais aspectos físicos e psicológicos também podem contribuir.
Confira a seguir os principais distúrbios que afetam a capacidade de aprendizado de um indivíduo:
- Dislexia (Dificuldade para ler): a Dislexia tem dois tipos. O primeiro é referente à dificuldade de compreender a ligação entre sons, letras e palavras e o segundo envolve a dificuldade em entender o que as palavras, textos e frases significam.
- Discalculia (Dificuldade em matemática): aqueles que possuem esse distúrbio apresentam dificuldade para resolver problemas matemáticos, o que envolve a organização e a memorização de números e sinais de operação, algo que, para este grupo é muito mais complexo.
- Disgrafia (Dificuldade para escrever): refere-se à dificuldade na escrita de palavras e letras, a qual se manifesta principalmente na aparência da produção escrita e na consistência ao escrever.
- Dispraxia (Dificuldade na coordenação motora): esse problema afeta a coordenação motora e os movimentos dela decorrentes, como fazer um recorte com a tesoura, escrever ou até atividades como correr ou pular.
- Dislalia (Dificuldades na fala): pessoas com esse tipo de distúrbio apresentam dificuldades na compreensão e na produção da linguagem verbal. Para pacientes com dislalia, é difícil recontar uma história e falar fluentemente.
- Transtorno de Déficit e Atenção e Hiperatividade: também está ligado a dificuldades no aprendizado, pois o portador apresenta uma capacidade baixa de se concentrar, bem como inquietude e impulsividade.
Causas da dificuldade de aprendizagem
Entre as causas principais da dificuldade de aprendizagem estão os distúrbios mencionados acima, deformações e problemas ocasionados no momento da gestação que interferiram no desenvolvimento cerebral e até fatores sociais como o ambiente familiar ou escolar.
Tratamentos
Quando forem apresentados indícios de que a pessoa possui algum transtorno de aprendizagem, é importante que ela passe por uma avaliação que envolva profissionais qualificados em diferentes áreas, como psiquiatra, fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogo.
Esta equipe poderá chegar a um diagnóstico e orientar sobre o melhor tratamento, o qual pode envolver o uso de medicamentos para casos mais graves e sessões com especialistas diversos para trabalhar especificamente o problema do paciente.
Ter dificuldade em aprender devido a um distúrbio é algo que interfere diretamente na vida do indivíduo. É necessário diagnosticar o problema e iniciar o tratamento quanto antes. Para isso, você conta com a Recovery House. Possuímos as melhores instalações e uma equipe multiprofissional qualificada. Venha conhecer uma de nossas clínicas!