Quarentena: saiba como manter saúde mental de crianças e adolescentes e procurar ajuda
A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças drásticas no cotidiano de todos nós. A necessidade de ficar em quarentena fez com que as famílias tivessem que adaptar suas rotinas, conciliando o trabalho e a atenção dada aos filhos.
Além disso, ter que passar muito tempo em casa impactou a saúde mental das crianças e dos adolescentes que, nessas condições, podem apresentar maior estresse, ansiedade e irritabilidade.
Por isso, uma questão que se tornou importante foi: como manter a saúde mental de crianças e adolescentes? Pensando nisso, escrevemos este artigo. Continue lendo até o fim para entender mais sobre o assunto.
Quais os impactos da quarentena na vida de crianças e adolescentes?
Para todos, as consequências da Covid-19 foram uma novidade. Ninguém teve o tempo necessário para se preparar a fim de enfrentar esse momento. Mas, apesar de tudo, crianças e adolescentes formam um público que sofre menos com as consequências diretas da doença, tendo quase sempre sintomas leves quando infectados.
No entanto, a mudança em nossas rotinas tornou essa população mais jovem vulnerável a outros problemas, principalmente os emocionais, decorrentes do medo, do estresse e das incertezas próprias desse período.
Essas questões atingem ainda mais as crianças e os adolescentes, pois a necessidade de manter o distanciamento social e o consequente afastamento dos familiares e amigos, bem como a imposição da permanência por um maior tempo em casa, gera neles maior instabilidade emocional.
Além do mais, pessoas nessa idade têm uma maior energia para gastar, a qual, nessa situação em que vivemos, fica na maioria das vezes represada pela inexistência de um espaço adequado para brincadeiras em casa, resultando frequentemente em irritação, mau comportamento e desobediência.
Assim, é necessário tomar medidas que minimizem esses impactos negativos ocasionados pela mudança no cotidiano, principalmente em relação às aulas remotas, aos momentos de lazer e de descanso.
Como manter a saúde mental das crianças e adolescentes?
Neste momento de quarentena, os pais são fundamentais para ajudar os filhos a manterem a saúde mental. Eles podem ser úteis ao conversar com os pequenos de forma clara, explicando os motivos do isolamento e se mostrando disponíveis para quaisquer necessidades.
Uma maneira de evitar a ansiedade e a irritabilidade é manter a rotina em casa, definindo os horários para dormir, para acordar, para realizar as atividades da escola, e, claro, não se pode abrir mão dos momentos de lazer. Por isso é interessante encaixar na agenda um horário para jogos e brincadeiras.
Essa prática é importante porque manter uma rotina reduz a sensação de imprevisibilidade do cotidiano, o que, consequentemente, reduz a ansiedade.
Neste sentido, nos momentos de lazer, procure sempre fazer brincadeiras que estimulem a criatividade das crianças, como trabalhos artesanais, quebra-cabeça e jogos de adivinhação, mas não abra mão das brincadeiras que demandam um gasto de energia, como pega-pega, pular corda e outras.
Se você precisa de orientação para lidar com seus filhos e ajudá-los a manter a saúde mental em ordem, entre em contato a equipe da Recovery House. Contamos com ótimos profissionais que poderão te auxiliar!