(11) 93500-1000

Qual o comportamento de uma pessoa esquizofrênica?


Qual o comportamento de uma pessoa esquizofrênica?

A esquizofrenia é um distúrbio psiquiátrico que acomete em torno de 200 milhões de brasileiros e cerca de 1% das pessoas em todo o mundo. Esse problema geralmente apresenta seus sintomas ainda na adolescência ou no início da vida adulta, entre os 15 e os 30 anos.

Ainda não se descobriram os fatores que causam a esquizofrenia, mas alguns estudos apontam possíveis causas que podem ser de origem genética, mental ou ambiental. Sabe-se que familiares de esquizofrênicos têm maiores chances de desenvolverem o transtorno. Complicações no momento do parto ou durante a gravidez também podem ser um fator de risco para a doença, bem como o uso de algumas substâncias químicas.

Continue com a gente até o fim para saber mais sobre como é o comportamento de alguém que tem esta doença.

 

Sintomas da esquizofrenia

Os principais sintomas da esquizofrenia são:

 

  • Delírios;
  • Alucinações;
  • Pensamentos desordenados;
  • Alterações motoras;
  • Dificuldade de concentração e atenção;
  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Audição de vozes ou alterações nos outros sentidos;
  • Alterações da afetividade.

 

Apesar de esses serem os principais sintomas, eles não são os únicos, podendo, de acordo com a condição do paciente, outros serem apresentados.

 

Tipos de esquizofrenia

Apesar de alguns estudos indicarem que a esquizofrenia tem uma evolução e um tratamento semelhantes na maioria dos casos, para alguns estudiosos, ela é classificada em diferentes categorias, de forma que cada uma remete a um conjunto de comportamentos apresentados pelo paciente.

Segundo essa classificação, os tipos de esquizofrenia são:

 

  • Esquizofrenia paranoide: Este é o tipo mais recorrente. Nele, os sintomas predominantes são as alucinações e os delírios, principalmente alucinações auditivas, como ouvir vozes inexistentes. Mas também são comuns mudanças comportamentais, como inquietude e agitação excessiva.

 

  • Esquizofrenia catatônica: Catatonia é uma condição em que o paciente sofre alterações no seu comportamento motor, o que o faz ficar em uma posição imóvel por um longo período ou apresentar agitação motora mesmo sem estímulos ambientais, como falar de forma lenta, imitar frases ditas pelos outros, realizar movimentos repetidamente, entre outros.

 

  • Esquizofrenia desorganizada ou Hebefrênica: neste tipo, como o nome sugere, o esquizofrênico apresenta predominantemente o pensamento desorganizado, falando coisas sem sentido e fora de contexto. Além de perder parte da capacidade de realizar as tarefas cotidianas, ele também busca se isolar e tem um forte desinteresse pelas coisas que o rodeiam.

 

  • Esquizofrenia indiferenciada: neste caso, o paciente foi diagnosticado com esquizofrenia, no entanto, não se pode definir o seu tipo.

 

  • Esquizofrenia residual: este é um quadro mais tardio, no qual o paciente apresentou os sintomas da esquizofrenia no passado, no entanto alguns sintomas ainda persistem.

 

Se você sofre com esses sintomas ou conhece alguém que está apresentando este tipo de comportamento, não demore a procurar ajuda profissional, pois, o quanto antes o tratamento for iniciado, maiores serão as chances de sucesso.

A Recovery House tem uma vasta experiência em cuidar de pessoas esquizofrênicas, buscando estabilizar o quadro. Procure-nos e ficaremos felizes em ser seu aliado nesse momento.

Blog