(11) 93500-1000

Onde encontrar ajuda de um psicólogo para aumentar autoestima?


Onde encontrar ajuda de um psicólogo para aumentar autoestima?

A autoestima nada mais é do que o valor que atribuímos a nós mesmos e o quanto conseguimos nos amar do jeito que somos. Ela é traduzida com atitudes como o autorrespeito e aceitação de si próprio, apesar dos erros.

Junto com a autoestima, caminham o autoconhecimento, a autoconfiança e a autoaceitação. O ato de se autoconhecer consiste em ter consciência de si, da sua própria história, peculiaridades e traços de personalidade.

A autoconfiança está ligada à capacidade de acreditar em nossos pensamentos e decisões. Para completar, a autoaceitação é o ato de admitir nossos erros e acertos, porém, isso não significa que iremos simplesmente nos acomodar ou relaxar diante das falhas, mas reconhecer e corrigir os equívocos quando necessário.

Todos esses sentimentos, em conjunto, constroem a imagem que alguém possui de si mesmo e interferem bastante em sua autoestima, pois eles a integram.

Quer saber como encontrar um psicólogo para aumentar sua autoestima? Continue com a gente!

 

Causas e sintomas da baixa autoestima

Existem alguns fatores que podem contribuir para que a pessoa tenha uma autoestima baixa. Um deles é a persistência de certos problemas ao longo da vida.

Geralmente quando alguém não consegue resolver um problema que se apresenta no dia a dia e ele continua ali por meses ou anos, a pessoa tende a ter a sua autoconfiança reduzida significativamente.

As relações que temos com outras pessoas, dependendo do seu grau de importância em nossas vidas, também podem interferir na autoestima.  Pais, filhos ou parceiros que constantemente colocam o indivíduo para baixo, desvalorizando-o – por meio ou não de comparações – podem contribuir para a formação de uma autoimagem negativa.

Existem alguns sinais que podem ajudar na identificação da baixa autoestima. Confira:

 

  • Falta de autoconfiança;
  • Não acreditar que pode fazer boas escolhas;
  • Não saber lidar com as consequências das próprias escolhas;
  • Medo de se arrepender;
  • Insegurança na interação com outros;
  • Incerteza com relação aos próprios valores e ideias;
  • Falta de objetivos;
  • Desmotivação;
  • A opinião do outro é levada demasiadamente em consideração.

 

Nesses casos, um tratamento especializado pode ajudar.

 

Como tratar a baixa autoestima?

De modo a receber auxílio e orientação sobre como voltar a ter uma autoestima saudável, é imprescindível procurar um profissional e uma clínica especializada para começar o seu processo de recuperação.

O tratamento da baixa autoestima é realizado através de sessões de terapia com um psicólogo. A frequência com que estes encontros ocorrem é definida pelo profissional a partir da avaliação do paciente e pode mudar de acordo com o progresso do tratamento.

 

A autoestima é muito importante e precisa ser preservada sempre saudável porque a forma como nos enxergamos influencia muito a vida em diversos aspectos. A Recovery House dispõe de profissionais especializados e das melhores instalações para você se tratar. Fale conosco agora mesmo!

Blog